Práticas Complementares

Home / Procedimentos / Práticas Complementares

O termo mais adequado é:Práticas Integrativas  Complementares de Saúde (PICS).Elas não são uma alternativa ao seu tratamento médico,mas sim um complemento para uma maior e melhor eficácia.

Quanto ao sítio de ação:

Terapias Humorais - são as que atuam predominantemente nos humores (sangue, linfa, líquido extracelular, líquor etc). São exemplos de terapia humoral a ventosa, a sauna, os banhos hipertérmicos, as sanguessugas, a sangria, os emenagogos, o baunscheidtismo, os vesicatórios, as fontanelas, a auto-hemoterapia e a auto-uroterapia.

Terapias Mesenquimais - são as que atuam predominantemente no mesênquima. São exemplos de terapias mesenquimais a terapia de Voll, a terapia de indução iônica de Moros, a terapia com Resistocell e a nosodioterapia.

Terapias Celulares - são as que atuam predominantemente nas células. São exemplos de terapias celulares a terapia citoplasmática de Theurer, a celuloterapia e a terapia com Regeneresen.

Terapias anímico-espirituais - são as que atuam no trinômio mente-alma-espírito (psiquê, anima, pneuma). São exemplos de terapias anímico-espirituais a hipnose, a terapia de vidas passadas, o psicotranse, a PNL e a psicanálise.

Quanto ao modo de ação:

Terapias de Estímulo - são as que visam estimular os mecanismos defensivos. São exemplos de terapia de estímulo a imunoterapia, a organoterapia (opoterapia) e a celuloterapia.

Terapias Detoxicantes - são as que visam eliminar as toxinas e tóxicos que enfermam o organismo. São exemplos de terapias detoxicantes a sauna, o jejum, as monodietas, a alimentação crua, a hidroterapia do cólon, a quelação, os banhos hipertérmicos, o enema de café e a soroterapia antioxidante.

Terapias de Regulação - são as que visam restaurar os mecanismos de autorregulação e melhorar a Reação Orgânica Integradora. São exemplos de terapia de regulação a terapia neural de Huneke, a acupuntura, a homeopatia e a terapia biorressonante.

Terapias Nutricionais - são as que visam proporcionar às células, aos humores e ao mesênquima os elementos indispensáveis às suas funções e à sua homeostasia. São exemplos de terapia nutricional a trofoterapia, a oligoterapia, a aminoacidoterapia, a mineraloterapia e a nutrição parenteral.

Quanto ao tipo de agente terapêutico:

Terapias Energéticas - são as que utilizam energias como agentes terapêuticos. São exemplos de terapias energéticas a magnetoterapia, a laserterapia, a eletroterapia, a fototerapia, a cromoterapia e a termoterapia.

 Terapias Químicas - são as que utilizam substâncias químicas (naturais ou não) como agentes terapêuticos (fármacos). São exemplos de terapia química a "alopatia", a fitoterapia, a vitaminoterapia, a quimioterapia e a terapia hormonal.

Terapias Mecânicas - são as que utilizam métodos mecânicos para atingir seus objetivos. São exemplos de terapia mecânica a massoterapia, a massagem hidroterápica e a vibroterapia.

Terapias Alimentares - são as que utilizam alimentos como agentes terapêuticos. São exemplos de terapia alimentar a macrobiótica, a alimentação vegetariana, o crudivorismo, a dieta de sucos e a dieta de brotos.

Logoterapias - são as que utilizam a palavra como agente terapêutico. São exemplos de logoterapias a hipnose, a psicanálise, a sugestoterapia e a terapia do riso.

Poderíamos, ainda, considerar as terapias quanto ao nível em que atuam. Nesse caso as terapias poderiam ser psíquicas, orgânicas, bioquímicas e moleculares.