Medicina Tradicional Chinesa

Home / Procedimentos / Medicina Tradicional Chinesa
 Comparada à medicina ocidental, a medicina chinesa adota uma abordagem bastante diferente, desde suas teorias básicas aos métodos de diagnóstico e tratamento. Definida como “um completo sistema medicinal que possui um entendimento profundo das leis e padrões na natureza e o aplica no corpo humano”, ela pretende identificar a causa das doenças e como diagnosticá-las e preveni-las mantendo o corpo sadio.

 Principais tratamentos

Acupuntura: Um dos tratamentos terapêuticos chineses mais famosos, consiste em inserir agulhas em pontos do corpo correspondentes ao órgão que se deseja tratar com base no Jing Luo.

Fitoterapia: Tratamento que utiliza chás,compressas de ervas naturais ou combinadas entre si. É o tratamento mais comum, e assemelha-se bastante à fitoterapia ocidental, exceto pelo foco no reequilíbrio do yin-yang.

Ventosaterapia: Técnica que consiste em colocar copos,geralmente nas costas, que sugam as toxinas do corpo. A prática não é somente uma tradição chinesa, mas tem sido praticada por centenas e milhares de anos em toda a Eurásia e África do Norte.É indicada para tratar problemas como bronquite, insolação e condições relacionadas ao clima quente.

Massagem: Massagens utilizando técnicas de fricção, amassamento e pressionamento. Podem ser feitas apenas nos pés (que carregam terminações para cada parte e órgão do nosso corpo) ou no corpo todo.